segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Casa dos principes da Dinamarca

Desde pequena que gosto de visitar palácios e castelos. Já perdi a conta às vezes que fui ao nosso Palácio de Queluz e as alturas mais especiais foram quando tive a sorte de assistir à figuração que faziam em Queluz, com os reis, príncipes e demais pessoal da corte, a cirandar pelas salas e jardins, recriando o ambiente vivido pela corte portuguesa nos séculos passados. Não sei se o Palácio de Queluz ainda faz estes "espectáculos" mas espero que sim.
Conta-se que quando fui à Suécia, com quatro anos, eu só queria visitar palácios. Este é um gosto que vem, pelos vistos, desde muito pequena. 
Para além de palácios, gosto de ver como as pessoas vivem. Todas as pessoas! Adoro as casas do norte da Europa, com janelas grandes e sem quaisquer cortinados, que me permitem ver tudo o que existe para lá das paredes exteriores. Eu sei que é feio espreitar mas esta veia de cusca é mais forte do que eu!

Quando encontrei as fotos da casa onde vivem os príncipes Joachim e Marie da Dinamarca, no Castelo de Schackenborg na Dinamarca, fiquei felicíssima! Por motivos óbvios, as pessoas que são socialmente expostas são reservadas quanto à sua vida privada. É natural que queiram manter algumas coisas das suas vidas privadas, tais como o seu ambiente familiar. 

Gosto de alguns pormenores da casa mas no seu todo, não me entusiasmou. A casa dos príncipes herdeiras da Suécia, fazendo uma comparação, é mais leve e luminosa. Há aqui demasiada informação e contrastes. 

Vejam por vocês mesmos:


Não gosto da parede vermelha com os azulejos em baixo, visualmente é estranho. Também não gosto das portas nesta espécie de cinzento. É cinzento?
Gosto do lustre, dos cortinados fuchsia, da lareira e da cor das paredes; não gosto da mesa nem das cadeiras, acho demasiado rústico. Também não gosto do chão.
Acho alguma graça à lareira, revestida de azulejos, é incomum. Continuo a não gostar da cor das paredes nem das portas.

Imagens via royaldish


Até amanhã!
Maria Arie

2 comentários:

Branco às Riscas disse...

Olá! Indiquei-a para participar na Tag: Conecendo as blogueiras.
http://brancoasriscas.blogspot.pt/2014/02/tag-conhecendo-asos-blogueirasos.html
Obrigada, um beijinho.

Unknown disse...

Olá!


Obrigada por se lembrar de mim!

Não sei bem como essas coisas funcionam, tenho que ir investigar.

Bj