quarta-feira, 19 de março de 2014

O estilo escandinavo

O estilo escandinavo é facilmente reconhecível. 
Denuncia-se pelo uso quase exclusivo da cor branca e de madeiras. Normalmente aliado ao branco, encontramos apenas as cores preta, cinzenta e castanha. 
Há pessoas que adoram a simplicidade escandinava, o seu ar rústico. Pessoalmente não sou fã, não que eu seja apologista de casas demasiado cheias mas o minimalismo não é, definitivamente, para mim. 
Obviamente que há excepções e por vezes consigo gostar de algumas casas do norte, mas não são a regra. 

Esta casa na Suécia é um óptimo exemplo do que eu classifico como estilo escandinavo. O chão em madeira branca (quantas vezes por dia seria necessário limpar o chão?!), a predominância do branco, o fogão de sala, os móveis toscos rústicos, a ausência de cortinas, os tapetes peludos. 
 Uma casa tão despida não me parece confortável e, no entanto, deve ser bem melhor climatizada que as nossas casas do sul, onde muitas vezes mesmo cheias de mobília e tapetes e cortinados, são tão frias.







E vocês, gostam deste tipo de decoração? 
Não se acanhem a dar a vossa opinião!

Até amanhã!
Maria Arie

6 comentários:

Branco às Riscas disse...

Eu gosto de ver, acho o estilo nórdico claen, descontraído e jovial, porém não é o meu estilo, preciso de mais para sentir conforto!
Um beijinho...

Unknown disse...

Concordo Liliana, a sensação de conforto não me passa quando vejo estas imagens.
Claro que sendo clean tem algumas vantagens, do ponto de vista prático (como arrumar e limpar!) mas não é, de todo, para mim.

Beijinho e obrigada por comentar sempre!

Margot disse...

A vantagem da limpeza é ímpar. Não há cacarecos cheios de pó nem móveis cheios de loiça que nunca se usa. Há lojas giríssimas com peças doces que dão conforto à casa. Estas imagens são o standard do exemplo, mas não são o melhor exemplo... Eles gostam de almofadas, de coisinhas a enfeitar, muitas flores...! A ausência de cortinas é propositada porque o tempo de luz solar é muito reduzido e mesmo quando há, é fraca! Quanto a cores, tenho visto muito vermelho nas lojas, padrões florais... Mesmo a realçar o up que estas casas precisam...

Se gosto? Há estilos mais bonitos, mas este também tem a sua graça :)

Hoje vi uma caixinha de loiça, branca (claaaaaaaaro!) muito bonita, com uma borboleta a fazer de pega. Se a trouxer cá para casa, que é o mais certo, mando foto!

cristina disse...

também não é o meu estilo, prefiro as casa inglesas principalmente as victorianas.

Unknown disse...

Margot! Obrigada pelo comentário.

Há tantos estilos e tendencias que é natural que uns nos agradem mais que outros. Obviamente que haverá excepções, isto é como tu dizes, o standard.
Nao aprecio o standard, mas se começarmos a introduzir novas cores e outro tipo de materiais, fazem-se decorações muitoooo mais interessantes!

beijinhos

Unknown disse...

Cristina, de acordo!
Também as prefiro às escandinavas!
Bj