segunda-feira, 17 de março de 2014

Casas de praia

Creio que um dos sonhos da maioria das pessoas é ter uma casa na praia. Felizmente a minha familia tem, dando-me a possibilidade de escolher ir para sul ou para norte. Agora que o tempo começa a melhorar, a vontade de estar perto do mar e pé na areia começa a voltar. Este fim de semana passei dois dias fantásticos na nossa casa de praia e o sol esteve sempre presente. Se ao longo dos últimos meses não me apeteceu lá ir, depois deste fim de semana estou já a planear voltar em breve.
 
A Casa Vogue compilou as dez melhores casa de praia que publicou ao longo de 2013. Estas bonitas casas são de vários pontos do mundo e qualquer uma delas para mim estaria bem. Podem mandar embrulhar com um laçarote!
(o artigo mostra dez casas mas eu vou excluir uma porque não gostei dela).


1 -Esta casa de praia fica no México, tem 743m² e foi projectada pelo escritório Olson Kundig Architects. Gosto do facto de a casa ser completamente aberta para a piscina.

2 - Esta maravilha denuncia-se pela arquitectura e cor: obviamente que fica na Grécia! O oceano pode ser visto de todas as divisões nesta casa implantada num terreno de 11 mil m² na ilha de Paros.

3 - Esta casa, que abusa do uso de madeiras, o que eu, pessoalmente, gosto muito, fica no Rio de Janeiro e foi arquitectada pelo conhecido arquitecto brasileiro Sig Bergamin. 

4 - O arquitecto chileno Antonio Zaninovic projectou esta casa de praia na Cidade do Cabo, África do Sul, de forma a integrar o mar com o "verde" da mata. Gosto do pormenor que me saltou logo à vista: o candeeiro ananás!

5 -  Localizada em Dover Heights, perto de Sidney, a Holna House é um projecto do escritório Durbach Block Jaggers e foi inspirada numa pintura de Pablo Picasso. Segundo os autores, as quatro estacas inclinadas que sustentam a casa remetem à obra O Banhista. Com dois andares, a residência proporciona uma vista estonteante da costa, por ficar no topo de um penhasco de 70m de altura.


6 -  A ilha Laucala, em Fiji, é propriedade privada de Dietrich Mateschitz, o bilionário co-fundador da Red Bull. Com o projecto assinado pelos escritórios Lynne Hunt London e Scape Design Associates, o complexo conta com 25 vilas, restaurante, campo de golfe, bar na piscina, bar na praia, spa e um sea grass lounge. Isto de ser dono de uma ilha no Pacífico não me parece nada mal!

7 -  Na praia de Itapororoca, em Trancoso, no litoral sul da Bahia, esta casa é trabalho de David Bastos, arquitecto recrutado duas vezes pela família proprietária: para construir a casa e depois para expandi-la.

8 - Esta casa em Chowara, uma vila de pescadores em Kerala, no sul da Índia, tem uma localização vertiginosa, no topo de um penhasco de 60m de altura. Por ali, o maior trunfo é o horizonte, decorado pelo Mar da Arábia. O espaço foi projectado pelos profissionais do Khosla Associates. Gosto imenso de piscinas infinitas.

9 - Os arquictetos Martín Gómez e Gonzalo Veloso projectaram a casa La Boyita em Punta del Este, no Uruguai. As paredes externas abusam do vidro de forma a promover uma união do interior da casa com a beleza natural de fora. Tenho ideia que Punta del Este é um destino de sonho para quem quer fazer praia, gostava imenso de conhecer. 


Vendo estas imagens não apetece instantaneamente mudar para lá? A mim sim!

Até amanhã!
Maria Arie

Sem comentários: