terça-feira, 1 de abril de 2014

Cabana na Finlândia

Quando eu tinha quatro anos passei o Natal na Lapónia e foi totalmente mágico. Acho que é uma viagem que todos os pais deveriam proporcionar aos filhos pequenos, passar o Natal na casa do Pai Natal. Fazer o círculo polar ártico de mota de neve e trenó puxado por renas, beber muito cacau quente na cabana do Pai Natal, ver muita neve, muitas árvores, muita luz. É uma viagem inesquecível, acreditem!  

Tenho memórias muito nítidas da Lapónia mas de Helsínquia nem por isso, por motivos óbvios, para uma criança de quatro anos a capital não tem graça nenhuma, é apenas uma cidade. Mas a Lapónia... ai a Lapónia! 

Então, quando encontrei estas imagens duma cabana de férias na Finlândia, tive que as mostrar aqui, porque as cabanas nas florestas ou nos lagos são uma das particularidades da Escandinávia. Qualquer nórdico tem, ou sonha ter, uma cabana de férias e fins-de-semana. Pessoalmente não aguentava passar mais que uma noite, o tédio iria matar-me, mas gostos não se discutem, não é?


Como podem ver, parece estar completamente no meio do nada...

Mas aqui na parte direita da foto vemos um lago

O interior branco e em madeiras, como seria de esperar numa cabana nórdica. Gosto particularmente da salamandra


Uma sauna, outra característica escandinava.


As janelas enormes são fantásticas, dá-nos a sensação de estar ao ar livre.




Outra salamandra, no quarto, e mais uma parede envidraçada fantástica, onde provavelmente muitas vezes se acorda nesta cama a olhar para uma rena do lado de fora da parede!

Acho estas cabanas muito engraçadas mas pouco confortáveis. Tenho uma amiga na Suécia que me disse que a maioria das cabanas não tem casa de banho interior, é necessário ir "lá fora"... imaginem fazê-lo numa noite gelada de inverno... ou mesmo no verão, as noites na Escandinávia não devem ser propriamente quentes.

Gosto do conceito e de ver fotos mas acho que não são férias para mim! 
Mas e vocês, gostam de cabanas? Passariam férias nestes retiros afastados de tudo e todos? 
Gostava de saber!

Até amanhã!
Maria Arie


P.S. - Como o que é bom é para ser partilhado, talvez já saibam que a Loja Querido está a fazer um desconto de 30% nas peças da loja, durante o dia de hoje, aproveitem! Eu tenho umas almofadas debaixo de olho e acho que será hoje o dia de as comprar.

2 comentários:

Branco às Riscas disse...

Olá!
Gostei da cabana e até considero um conceito interessante para passar um fim-de-semana romântico!
Mas férias... têm que ter sol e praia!
Hoje decidi adicionar o seu blogue aos meus favoritos! E não é mentira!
Um beijinho:)

Unknown disse...

Olá Liliana, fez muito bem! Eu já tinha adicionado o seu há uns tempos, porque gosto muito das coisas que publica!
Beijinho!