Bom dia!
Ontem à noite fui buscar os Globos de Ouro às gravações automáticas.
Muito haveria a dizer sobre o evento, de um ponto de vista "profissional", de quem estudou organização de eventos. Mas vou abster-me de dizer o quanto achei a gala mal conseguida. Uups. Pronto, afinal já disse!
Foi um flop total. Uma organização péssima, os apresentadores uma desgraça, poucos tiveram o à vontade e jeito para se dirigirem às câmaras, poucos levantaram os olhos dos papéis, poucos conseguiram ter graça. É tudo forçado e desorganizado. E aqueles momentos de humor... no comments...
Podia falar das fatiotas. Houve vestidos muito bonitos e outros que não lembram a ninguém, aliás, como sempre acontece.
Mas o que me apetece mesmo vir aqui comentar é o nariz da Iva Domingues.
A Iva Domingues é uma apresentadora engraçada. Não é linda mas também não é feia. Acima de tudo, tem carisma. Ora ontem ao vê-la na televisão, não a reconheci. A Iva deixou de ser a Iva e é agora uma outra cara que não reconhecemos como sendo a Iva. Operou o nariz, é óbvio. Eu tenho olho clínico para reconhecer narizes operados mas este é demasiadamente óbvio, tão óbvio que a tornou noutra pessoa.
O objectivo de uma plástica é corrigir e melhorar pequenas características que não gostamos de ver em nós. Para mim, não passa por nos tornar pessoas com um aspecto tão diferente.
Não tenho nada contra plásticas, eu também já operei o meu nariz, aos 18 anos. Mas a minha cara não mudou, nem a minha expressão. Continuo a mesma, apenas fiz uma correcção de algo que eu não gostava. Quem não soube da operação, também não a notou. Havia pessoas que me diziam notar qualquer coisa diferente e geralmente achavam que era o cabelo. Isto é o objectivo da plástica.
A operação da Iva pode ter-lhe dado um nariz mais bonito, mais afilado e arrebitado, mas deu-lhe também uma expressão nova, à qual ainda vamos ter que nos habituar.
Ora isto não teria relevância nenhuma num anónimo. Mas os apresentadores vivem da sua imagem. Aliás, antes de darem provas se são bons profissionais, passam pelo escrutínio físico. Uma cara tão conhecida e tão popular não deveria sofrer uma alteração tão grande, sob o risco de se perder a empatia criada com o público que a acompanha há anos.
Apesar de ter andado a pesquisar, ainda não encontrei nenhum comentário da própria ou de outros, seja em blogs ou na imprensa, sobre esta mudança. Não sei se ela será mais uma a usar o argumento "respiro mal" para justificar a operação. Esse é o argumento preferido de toda a gente que opera o nariz, pouca gente tem coragem de admitir que mudou porque queria mudar, porque não estava satisfeita com o antigo nariz. Eu respiro tão mal agora como antes, essa não foi a minha motivação. Eu não gostava do meu nariz, depois que foi partido por uma bola de basket numa aula de educação física na escola secundária. Odiava-o, achava-o nariz de papagaio porque fiquei com o osso da cana saliente e torto. Também respirava mal, é um facto, mas isso era secundário. E continuo a respirar mal; é a diferença de se ser operado por um otorrinolaringologista ou por um cirurgião plástico. Eu fui por um cirurgião plástico, que me deu um nariz lindo mas que não me melhorou em nada a questão da respiração.
Quanto à Iva... claramente tem um nariz mais bonito agora mas no conjunto, apesar de uma expressão completamente diferente, não se pode dizer que esteja mais bonita. Nem mais feia. Está na mesma, apenas com uma outra cara. E não sei se isso quererá dizer que a operação por que passou foi bem sucedida...
2 comentários:
Que bem observado e ainda melhor redigido! Realmente escreves mesmo muito bem! Parabéns!
D.
Olá Maria!
Narizes à parte, subscrevo na íntegra o que disse sobre a gala. Péssima organização, apresentadores mal preparados e os momentos que se pretendiam de humor, um verdadeiro fiasco.
Propositadamente ou não, a verdade é que no nosso país a qualidade da programação e as audiências são inversamente proporcionais:(
Um beijinho,
Liliana
Enviar um comentário