sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Pátios andaluzes

Bom dia!

Feliz 2015 a todos os que passam por aqui, aos que se identificam e aos silenciosos também!

Devo um pedido de desculpa pela minha contínua ausência aqui do blog, infelizmente sou acometida por este grave defeito, farto-me um pouco das coisas que durante algum tempo me entusiasmaram imensamente. Qualquer dia isto passa-me e volto a ser uma presença mais assídua na blogosfera mas por enquanto, olho para o blog, penso em actualizar e sou logo acometida pelo pensamento "não".

Para não deixar 2015 por aqui começar somente lá para Março, vim partilhar um gosto antigo mas reforçado pela quantidade de vezes que o vi na semana passada, quando fui para Sevilha para passar o ano. 
Sevilha é a típica cidade andaluza, cheia de laranjeiras, jardins, mosaicos e azulejos. Uma cidade cheia de vida e cultura, aqui tão pertinho de nós, a somente quatro horas de carro. 

Mas que gosto é esse que vi tanto por Sevilha? São os pátios interiores mouriscos! Adoro! Acho um máximo que tanto casas particulares quanto prédios tenham como entrada os pátios, cheios de árvores, fontes e bancos de azulejos. O motivo de existência destes pátios é óbvio numa cidade onde as temperaturas de verão ultrapassam os quarenta graus, as sombras proporcionadas pelas árvores e a fonte ajudam a refrescar as casas e a pesada porta de madeira que separa estes jardins da rua impede que o calor entre, mantendo assim um ambiente mais fresco no interior. 

Mas ainda que Sevilha fosse uma cidade com um clima mais moderado, eu continuaria a aplaudir estas construções, porque a beleza dos jardins interiores e o seu charme, são qualquer coisa!








via Pinterest


Há por aí alguém que partilhe esta paixão por pátios interiores? Partilhem!

Até amanhã!
Maria

Sem comentários: