segunda-feira, 21 de abril de 2014

Varandas - conforto fora (mas dentro) de casa

Acho criminoso fechar-se uma varanda. Os maiores atentados que se podem fazer a uma cidade... concretizam-se na forma de marquises. Detesto. Compreendo que há casas muito pequenas e que o espaço da varanda já ajuda a aumentar o espaço interior mas fechá-la numa marquise de alumínio é muito, muito, muito feio. 
As varandas são óptimos espaços de socialização. Porquê estarmos sempre fechados em casa, tendo ali aquele espaço, quase sempre à mão. É verdade que são geralmente espaços pequenos, um corredor, mas é possível tirar partido deles. 

Isto é o que, infelizmente, mais se vê em Lisboa:

É muito feio. Não façam isto aos vossos prédios!!


Se quiserem mesmo fechar uma varanda, façam antes isto: 

Envidraçar completamente a varanda, sem caixilharia nem vidros foscos é uma maneira muito mais harmoniosa de ganhar espaço dentro de casa. Se se preocupam com a privacidade, nada que uns cortinados não resolvam.

Mas aqueles que mantêm as varandas, caso onde me incluo, devem retirar proveito desses espaços. Elas não estão ali só porque sim. São tanto parte da casa quanto um quarto ou cozinha. Podemos e devemos tornar estes espaços mais confortáveis. Como? Com decoração!

Quando a varanda é grande as possibilidades são infinitas. 
Mas o que fazer quando são pequenas?

Eu diria que a primeira coisa a fazer é colocar deck! Foi o que fiz na minha varanda. Deck apenas ou complementar com pedras, torna logo o espaço muito mais pessoal. Neste exemplo vemos que foi colocado um baloiço na varanda. Óptima ideia! Têm apenas que se assegurar que o tecto aguenta o peso, as varandas são, como é óbvio, os espaços mais frágeis de uma casa, por serem exteriores aos prédios.
Depois de forrar o chão, com deck, gravilha ou até tapetes, como nesta imagem, é importante criar espaços para sentar. Sejam sofás de exterior, caixotes, bancos, poufes. As opções são variadas. Acrescentar uma manta para o inverno e almofadas para ser mais confortável.

Ikea




Leroy Merlin



Ikea

Leroy Merlin


A seguir há que pensar em mobiliário de refeição. É tão agradável comer ao ar livre, nas noites quentes de verão e até mesmo de inverno, desde que bem agasalhados ou com um aquecimento por perto.




Há várias lojas com opções para mobiliário de jardim e a vários preços; neste tipo de peças de exteriores eu opto sempre pelo Ikea pela relação qualidade-preço:


Outro dos items essenciais para um espaço exterior são plantas. Verdadeiras ou falsas, flores e plantas enchem o espaço de uma varanda e tornam-na mais acolhedora.

Numa varanda mesmo muito pequena, um ou dois vasos com buxos:


Em varandas maiores:


Para quem não tem tempo ou paciência para cuidar de flores e plantas verdadeiras, a loja Nickolaus tem diversos tipos de flores falsas, são imitações perfeitas. Também têm imensos vasos e jarros bonitos, com muita diversidade. Conhecem esta loja? Eu gosto imenso de andar lá a meter o nariz sempre que posso!

Por último, lanternas. 
As lanternas acesas ao entardecer ou de noite tornam o ambiente intimista e agradável. Há lanternas para todos os gostos, de vários feitos e cores.
Loja do Gato Preto

Loja do Gato Preto
Loja Querido
Loja Querido

Vocês também detestam marquises? O que fizeram nas vossas varandas?

Até amanhã!
Maria Arie

Sem comentários: